sexta-feira, 6 de junho de 2008

ESPAÇO CULTURAL RESISTENCIA E OUSADIA - MOSTRA “MÚSICA E CINEMA” – JUNHO

ESPAÇO CULTURAL RESISTENCIA E OUSADIA
PONTO DE CULTURA DE TABOÃO DA SERRA

MOSTRA “MÚSICA E CINEMA” – JUNHO


Sessão 1 – 7 DE JUNHO – 18 h

HABANA BLUES, 2005,110 min. (França, Cuba, Espanha)
Direção: Benito Zambrano
Dois jovens músicos cubanos, Ruy (Alberto Yoel) e Tito (Roberto Sanmartin), têm um sonho em comum: o de ficarem famosos e saírem de Havana. Enquanto preparam seu primeiro grande show descobrem que dois produtores espanhóis estarão recrutando talentos cubanos. Ao longo do tempo, suas partituras transformam-se na trilha sonora dos encontros e desencontros entre seus amigos. Sair ou não de Cuba em busca do sonho de riqueza e sucesso proporcionados pelo mundo capitalista, serve como pano de fundo para o desenvolvimento do filme.

Sessão 2: 14 DE JUNHO – 18 h

RAY . 2004, 153 min. (EUA) . Direção: Taylor Hackford
Em 1932 Ray Charles (Jamie Foxx) nasce em Albany, uma pequena e pobre cidade do estado da eórgia. Ray fica cego aos 7 anos, logo após testemunhar a morte acidental de seu irmão mais novo. Inspirado por uma dedicada mãe independente, que insiste que ele deve fazer seu próprio caminho no mundo, Ray encontrou seu dom em um teclado de piano. Fazendo um circuito através do sudeste, ele ganha reputação. Sua fama explode mundialmente quando, pioneiramente, incorpora o gospel , country e jazz, gerando um estilo inimitável. Ao revolucionar o modo como as pessoas apreciam música, ele simultaneamente luta conta a segregação racial e contra o vício das drogas.


Sessão 3: 21 DE JUNHO – 18 h

8 MILE , 2002, 110 min. (Alemanha/EUA) . Direção: Curtis Hanson
Rabbit (o próprio Eminem) é um jovem rapper branco que sonha fazer sucesso com sua música, ao mesmo tempo que vive junto com a pobreza e o preconceito racial, por morar em um bairro predominantemente negro. A interessante troca de preconceito é acompanhada de um drama familiar entre Rabbit, sua mãe, sua jovem irmã e constantes brigas entre gangues. Oscar de Melhor Canção Original, composta pelo próprio Eminem. É possível também encarar 8 Mile – Rua das Ilusões simplesmente como uma boa diversão para quem curte hip hop, já que os momentos dos duelos de rimas (que lembram os nossos repentistas) – as chamadas “batalhas” nos clubes locais – são o ponto alto do filme, com divertidas referências a ícones do movimento nas letras improvisadas dos rappers.

Sessão 4: 28 DE JUNHO – 18 h
MAIS E MELHORES BLUES. , 1990, 127 min. (EUA). Direção: Spike Lee
Quando criança, Bleek Gilliam (Denzel Washington) era forçado pelos pais a estudar trompete, deixando de lado as brincadeiras com os amigos. Já adulto, ele se torna trompetista profissional e tem sua própria banda, o Quarteto Bleek Gilliam. Mas nem tudo segue bem: há uma rivalidade com o saxofonista Shadow Henderson (Wesley Snipes), que nem sempre conseguem contornar. Além disso, quem cuida dos negócios da banda é Giant (Spike Lee), um amigo de Bleek que tem problemas com jogatina, colocando Bleek e os outros músicos em posições contrárias. A dificuldade em lidar com os problemas ameaça suas carreiras. A trilha sonora foi composta por Bill Lee, pai de Spike Lee, com a participação de jazzistas como Branford Marsalis, Terence Blanchard, Abbey Lincoln e Ruben Blades.

AVENIDA DR. JOSÉ MACIEL, 584 – JD. MARIA ROSA
TABOÃO DA SERRA
Fone: 4771-6806

0 Comments: